As concepções de trabalho no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos Planos Pedagógicos de Cursos de Ensino Médio Integrado

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Projeto Pedagógico de Curso, Trabalho, Formação Integral, Instituto Federal do Paraná

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as diferentes concepções de trabalho presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Ensino Médio Integrado dos 25 campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para tal, foi lido um total de 72 PPC da instituição. As leituras foram guiadas por um Roteiro de Análise, elaborado previamente pelos pesquisadores. Os dados retirados dos PPC foram confrontados com a bibliografia específica para obtenção dos resultados. Percebeu-se grande heterogeneidade entre os cursos, além de muitos deles não serem realmente cursos integrados, pois compreendem o trabalho somente em seu sentido econômico. Esses resultados podem ser usados pela gestão das Instituições Federais para nortear e reavaliar suas políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Camile Ribeiro Texca, Instituto Federal do Paraná

É estudante do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Automação Industrial. Entre 2018 e 2019, desenvolveu o projeto que originou este artigo como bolsista do CNPq e do IFPR pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC - Jr). E-mail: camiletexca1@gmail.com

Emily Eduarda Barausse, Instituto Federal do Paraná

É estudante do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Eletromecânica. Entre 2019 e 2020, participou como voluntária no desenvolvimento do projeto que deu origem a este artigo. E-mail: emilybarausse2003@gmail.com

Samuel Carlos Wiedemann, Instituto Federal do Paraná

É Doutor em Educação na UTP, Mestre em Letras na UNIOESTE e Licenciado em Letras Português/Inglês pela UNIOESTE. Docente EBTT no IFPR — Câmpus Campo Largo. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Pesquisa Educacionais (TEPE/UTP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva do IFPR (GEPEEIN/IFPR). E-mail: samuel.wiedemann@ifpr.edu.br

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

TEXCA, C. R.; BARAUSSE, E. E.; WIEDEMANN, S. C. As concepções de trabalho no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos Planos Pedagógicos de Cursos de Ensino Médio Integrado. Scientia Prima, v. 7, p. e72, 4 nov. 2021.

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanidades

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