As concepções de trabalho no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos Planos Pedagógicos de Cursos de Ensino Médio Integrado
Keywords:
Ensino Médio Integrado, Projeto Pedagógico de Curso, Trabalho, Formação Integral, Instituto Federal do ParanáAbstract
Esta pesquisa objetiva compreender as diferentes concepções de trabalho presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Ensino Médio Integrado dos 25 campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para tal, foi lido um total de 72 PPC da instituição. As leituras foram guiadas por um Roteiro de Análise, elaborado previamente pelos pesquisadores. Os dados retirados dos PPC foram confrontados com a bibliografia específica para obtenção dos resultados. Percebeu-se grande heterogeneidade entre os cursos, além de muitos deles não serem realmente cursos integrados, pois compreendem o trabalho somente em seu sentido econômico. Esses resultados podem ser usados pela gestão das Instituições Federais para nortear e reavaliar suas políticas educacionais.
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