As concepções de trabalho no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos Planos Pedagógicos de Cursos de Ensino Médio Integrado
Palabras clave:
Ensino Médio Integrado, Projeto Pedagógico de Curso, Trabalho, Formação Integral, Instituto Federal do ParanáResumen
Esta pesquisa objetiva compreender as diferentes concepções de trabalho presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Ensino Médio Integrado dos 25 campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para tal, foi lido um total de 72 PPC da instituição. As leituras foram guiadas por um Roteiro de Análise, elaborado previamente pelos pesquisadores. Os dados retirados dos PPC foram confrontados com a bibliografia específica para obtenção dos resultados. Percebeu-se grande heterogeneidade entre os cursos, além de muitos deles não serem realmente cursos integrados, pois compreendem o trabalho somente em seu sentido econômico. Esses resultados podem ser usados pela gestão das Instituições Federais para nortear e reavaliar suas políticas educacionais.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF 12 ago. 1971. Seção 1, p. 6377.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 23 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 abr. 1997b. Seção 1, p. 7760. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 23 set. 2020.
BRASIL. Portaria MEC nº 646, de 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto Federal nº 2.208/97 e dá outras providências (trata da rede federal de educação tecnológica). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio 1997a. Seção 1, p. 10.012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC646_97.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
BRASIL. Portaria nº 2.736, de 30 de setembro de 2003. Revoga a Portaria nº 646, de 14 de maio de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 out. 2003. Seção 1, p. 10.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o parágrafo 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei Federal nº 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 06/2012, de 04 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 set. 2012. Seção 1, p. 22.
BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/. Acesso em: 10/07/2020.
CASTANHO, S. Educação e Trabalho no Brasil Colônia. In.: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2006. Cd-Rom.
CHISTÉ, P. S. Formação dos adolescentes no ensino médio integrado: contribuições dos estudos de Vigotski. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p. 121-131, ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14432. Acesso em 01/07/2020.
CUNHA, L. A. O Ensino de Ofícios nos Primórdios da Industrialização. São Paulo: UNESP, 2005.
FRIGOTTO, G. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva. Florianópolis, v. 19, n.1, jan-jun 2001. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Acesso em: 05/07/2020.
FONSECA, C. S. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Técnica Nacional, 1961.
GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Campus Curitiba. Projeto Pedagógico de Curso de Ensaios Fotográficos. 2013. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/PROCESSOS-FOTOGR%C3%81FICOSINTEGRADO_2014_enviado.doc>. Acesso em: 28 set. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Sobre o IFPR. Disponível em: <https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/sobre-o-ifpr/>. Acesso em: 16 jul. 2020.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2001.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p.1057-1080, out.-dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em: 01/07/2020.
RAMOS, M. et al. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Concepções e Construções a partir da Implantação na Rede Pública Estadual do Paraná: Concepção do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Curitiba: Seed/PR, 2008.
ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1985.
SANTOS, J. A. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, E. M. T., FARIA FILHO, L. M., VEIGA, C. G. 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 131-152, mar. 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Acesso em: 20/06/2020.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p. 52-180, jan./abr. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. Acesso em: 20/06/2020
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Derechos de autor 2021 Camile Ribeiro Texca, Emily Eduarda Barausse, Samuel Carlos Wiedemann
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.