A percepção da comunicação com hóspedes estrangeiros: estudo de uma rede internacional de hotéis na Costa Verde Mar
Keywords:
Comunicação, Costa Verde Mar, Língua Estrangeira, Recepcionistas, Rede hoteleira internacionalAbstract
A Costa Verde Mar dispõe de diversos atrativos turísticos, além de receber grande parte dos turistas estrangeiros que vêm à Santa Catarina. Dessa forma, este estudo teve como objetivo entender a percepção que uma rede internacional de hotéis, da região, possui sobre a comunicação em língua estrangeira em situação de recepção. A pesquisa foi composta por quatro entrevistas semi-abertas com os responsáveis pelas contratações dos recepcionistas, e 31 questionários semi-estruturados entregues aos colaboradores dos hotéis A, B, C e D. Os dados das entrevistas foram cruzados com os dados dos questionários, o que revelou o perfil profissional requerido para contratação de recepcionistas, como também a compreensão da relação entre o interesse e o aprendizado de novos idiomas com o público recebido nos hotéis. Sendo assim, percebeu-se a preocupação com a comunicação em língua estrangeira, entretanto, é preciso estabelecer capacitações para os recepcionistas em relação a comunicação em outros idiomas.
Downloads
References
ANGELO, E. R. B. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012.
A HOTELS. A Hotels, 2019. Hotéis em Santa Catarina. Disponível em: encurtador.com.br/hjtu7 . Acesso em: 24 jul. 2020.
A HOTELS. Santa Catarina: todos os nossos hotéis. A Hotels, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/boqrZ . Acesso em: 25 maio 2020.
COSTA VERDE MAR. Pesquisa aponta índice expressivo de turistas e quase 100% pretendem retornar para a costa verde & mar. Costa Verde Mar, 2018. Disponível em: https://costaverdemar.com.br/novo/pesquisa-aponta-indice-expressivo-de-turistas-e-quase-100-pretendem-retornar-para-a-costa-verde-mar/. Acesso em: 20 maio 2020.
COSTA VERDE MAR. Costa Verde e Mar presente no Meeting Brasil 2019. Costa Verde Mar, 2019. Disponível em: https://costaverdemar.com.br/novo/costa-verde-mar-presente-no-meeting-brasil-2019/. Acesso em: 13 maio 2020.
COSTA VERDE MAR. Sobre. Costa Verde Mar, [201-?]. Disponível em: https://costaverdemar.com.br/novo/sobre/. Acesso em: 26 maio 2020.
FECOMÉRCIO. Temporada de Verão 2019: participação de estrangeiros vem avançando nos dois últimos anos. Fecomércio, 2020. Disponível em: https://www.fecomercio-sc.com.br/noticias/temporada-de-verao-2019-registra-maior-percentual-de-turistas-brasileiros-no-litoral-catarinense-mas-participacao-de-estrangeiros-vem-avancando-nos-dois-ultimos-anos/. Acesso em: 26 maio 2020.
HOTÉIS X. Nossa história. Hotéis X, [201-?]. Disponível em: encurtador.com.br/axJM0 . Acesso em: 26 maio 2020.
LANZNASTER, L.; SILVA, M. da. “A gente dá um jeito!”: percepções do setor de recepção sobre a língua inglesa em hotéis de grande porte em Florianópolis. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 223-237, abr. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326220635_A_gente_da_um_jeito_percepcoes_do_setor_de_recepcao_sobre_a_lingua_inglesa_em_hoteis_de_grande_porte_em_Florianopolis. Acesso em: 04 ago. 2019.
MACHADO, P. Agenda de executiva abre caminho para investimentos chineses em Santa Catarina. NSC Total, 02 de fev. de 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pedro-machado/agenda-de-executiva-abre-caminho-para-investimentos-chineses-em-santa. Acesso em: 18 set. 2019.
MEIRELES, S. M. Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro. Educar, Curitiba, n. 20, p. 149-164, 2002. Diponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a13.pdf. Acesso em: 16 set. 2019.
OLIVEIRA, L. C. WILDNER, A. K. HAEMING, W. K. A língua espanhola no
contexto turismo, hospitalidade e lazer. Publicação do IF-SC, 2011. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/miolo_espanhol_corrigido.pdf/0ed75dfb-ff3b-f85b-1e7e-699cc98f12a7. Acesso em: 04 maio 2020.
RITTER, R. K. R. As necessidades dos profissionais de hotelaria em relação à língua inglesa. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 1997.
SANTA CATARINA. Santa Catarina é o Estado brasileiro com maior capacidade de hospedagem. Governo de Santa Catarina, 2017. Diponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/turismo/santa-catarina-e-o-estado-brasileiro-com-maior-capacidade-de-hospedagem. Acesso em: 25 maio 2020.
SANCHEZ, P. P. Dominar outro Idioma é uma Necessidade Profissional. Bird, mar./abr. de 1997. Disponível em: https://birdgei.com/2010/07/18/dominar-outro-idioma-e-uma-necessidade-profissional/. Acesso em: 23 jul. 2020.
SANTUR. Santa Catarina recebe pela 12ª vez o título de "Melhor estado para viajar. Santur, 2020. Disponíel em: http://santur.sc.gov.br/index.php/informacoes/noticias/5186-santa-catarina-e-eleito-pela-12-vez-o-melhor-estado-para-viajar-no-brasil. Acesso em: 25 maio 2020.
SARAIVA, A. L. O. A importância e a valorização da formação em turismo/hotelaria no mercado hoteleiro de Ribeirão Preto. Docplayer, [201-?]. Disponível em:
http://docplayer.com.br/13419483-A-importancia-e-a-valorizacao-da-formacao-em-turismo-hotelaria-no-mercado-hoteleiro-de-ribeirao-preto-ana-lucia-olegario-saraiva-1.html. Acesso em: 24 jul. 2020.
SERAFINI, M. Aeroporto Internacional de Florianópolis é eleito o melhor do Brasil. NSC Total, 14 de maio de 2020. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/aeroporto-internacional-de-florianopolis-e-eleito-o-melhor-do-brasil. Acesso em: 25 maio 2020.
SIDOSKI, E.; GOVEIA, E. de F. A necessidade de profissionais bilíngues no mercado turístico do município de fernandes pinheiro – PR. IX Fórum internacional de turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu, p. 1-21, 17-19 jun. 2015. Disponível em: http://festivaldeturismodascataratas.com/wp-content/uploads/2015/12/3.-A-Necessidade-de-Profissionais-Bil%C3%ADngues-no-Mercado-Tur%C3%ADstico-do-Munic%C3%ADpio-de-Fernandes-Pinheiro-PR.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.
SILVA JÚNIOR, A. F. da; CASTELLAR, T. M. Uso de línguas estrangeiras por recepcionistas e mensageiros de uma rede hoteleira de Nova Iguaçu-RJ. Revista C@lea, Santa Cruz, n. 7, p. 40-59, dez 2018. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/2084. Acesso em: 04 ago. 2019.
TOMELIN, C. A. Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2021 Andréa Cristina Gomes Monteiro, Ana Beatriz Franzoi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.