Juventude e o consumo de/em plataformas digitais: reflexões sobre o acesso aos conteúdos
Palavras-chave:
Educação, Juventude, Plataformas digitais, Tecnologias digitais de informação e de comunicaçãoResumo
Ao final do século XX, ocorreu a ascensão das tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC’s), fator que modificou significativamente a sociedade. No que concerne à educação, as práticas que se desenvolveram a partir dos usos destas tecnologias apresentaram um novo meio de adquirir conhecimento, que não se limita a um espaço ou tempo. O presente artigo traz reflexões acerca das principais plataformas digitais educativas consumidas pelos estudantes de uma escola técnica federal, analisando seu conteúdo, sua estrutura e as razões para o seu acesso, a partir da aplicação de questionários. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados, quantitativa e qualitativamente. Através das análises, observou-se que muitos dos canais eram semelhantes entre si, possuindo uma aproximação com as práticas escolares tradicionais. Conclui-se, que as plataformas digitais fazem parte da vida desses jovens, ocupando um papel não apenas de entretenimento, mas também no aprendizado, complementando os conteúdos das aulas presenciais.
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