Juventude e o consumo de/em plataformas digitais: reflexões sobre o acesso aos conteúdos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Plataformas digitais, Tecnologias digitais de informação e de comunicação

Resumo

Ao final do século XX, ocorreu a ascensão das tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC’s), fator que modificou significativamente a sociedade. No que concerne à educação, as práticas que se desenvolveram a partir dos usos destas tecnologias apresentaram um novo meio de adquirir conhecimento, que não se limita a um espaço ou tempo. O presente artigo traz reflexões acerca das principais plataformas digitais educativas consumidas pelos estudantes de uma escola técnica federal, analisando seu conteúdo, sua estrutura e as razões para o seu acesso, a partir da aplicação de questionários. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados, quantitativa e qualitativamente. Através das análises, observou-se que muitos dos canais eram semelhantes entre si, possuindo uma aproximação com as práticas escolares tradicionais. Conclui-se, que as plataformas digitais fazem parte da vida desses jovens, ocupando um papel não apenas de entretenimento, mas também no aprendizado, complementando os conteúdos das aulas presenciais.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Reis de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Aluna do curso de Técnico de Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – Campus Rio de Janeiro). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr). E-mail: marialuizarcastro@gmail.com

Alice Moura Araújo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Aluna do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – Campus Rio de Janeiro). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr). E-mail: moura.alicea@gmail.com

Patrícia Oliveira Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Estudos da Criança, área de especialização em Sociologia da Infância, no Instituto da Educação da Universidade do Minho, Braga/Portugal, sob orientação do professor Manuel Jacinto Sarmento. Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense, com tese na área de cotidiano escolar. Professora associada do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. E-mail: pfreitas@ufrrj.br

Sérgio Luiz Alves da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ), Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ), Graduado e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Laboratório de Estudos da Cidade (IFRJ/LEC). Linha de pesquisa Cidade, Juventude, Escola e Tecnologia. Atua como professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Rio de Janeiro). E-mail: sergio.rocha@ifrj.edu.br

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

CASTRO, M. L. R. DE .; SILVA, A. M. A. DA; FREITAS, P. O.; ROCHA, S. L. A. DA. Juventude e o consumo de/em plataformas digitais: reflexões sobre o acesso aos conteúdos. Scientia Prima, v. 7, p. e92, 4 nov. 2021.

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanidades

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