Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Trabalho docente, Gênero, Sexualidade, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e percepções das/os professoras/es diante da produção das identidades, via gênero e sexualidade, das/os jovens nas escolas de Mato Grosso do Sul. Do ponto de vista teórico-metodológico, nesta pesquisa qualitativa, foi utilizada a perspectiva pós-crítica, que apresenta uma abordagem preocupada em discutir as diferenças e as relações saber-poder no âmbito escolar, sendo realizada a partir de questionamentos, dúvidas e problematizações formuladas frente à realidade estudada e relatos de docentes recolhidos através do blog Transidentidades. Assim, as informações e dados levantados por meio das exposições das/os docentes apontaram conquistas e desafios no desenvolvimento de um “espaço acolhedor” para as/os jovens que desafiam as normas de gênero e sexualidade. Pretende-se, assim, contribuir com a discussão sobre a educação, com as ações transformadoras e que considerem importante o papel das/os professoras/es no acolhimento e na produção das identidades, considerando condições de trabalho e formação suficientes no combate à discriminação e na garantia da liberdade.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete da. Juventudes e sexualidade. Brasília: Unesco, 2004.
ANTUNES, Fabricio Pupo. A produção das identidades em ambiente escolar: experiências contemporâneas de jovens dissidentes de gênero e sexualidade nas escolas de Mato Grosso do Sul inspiradas na obra A Garota Dinamarquesa. 2018, 8 p. Colégio Novaescola, Brasil, 2018.
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT). As experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Relatório da Secretaria de Educação da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, 2016.
BALIEIRO, Fernado; DUQUE, Tiago. Notas sobre uma cruzada moral na era digital: a “Ideologia de Gênero”como uma ameaça à sociedade brasileira. El Desangriamento Latino Americano: Un panorama político contemporáneo y la reconfigurácion del estado neoliberal. Corporácion Universitaria Americana,. 2018. p. 278 - 311.
BALIEIRO, Fernando.; RISK, Eduardo. Escola e Sexualidades: uma visão crítica à normalização. MISKOLCI, Richard. JÚNIOR. Jorge Leite. Diferenças na educação, outros aprendizados. São Carlos: EdUFSCAR, 2014. p. 149-198.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016.
BRITZMAN. Deborah. Curiosidade, currículo e sexualidade. LOURO. Guacira Lopes. O corpo educado. 4ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero – a Subversão da Identidade. 1° edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
DELEUZE, Gillles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. 1ª edição. Belo Horizonte MG: Editora Autêntica, 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Vol. 1. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2011.
DUQUE, Tiago. Montagens e Desmontagens: desejos, estigma e vergonha entre travestis adolescentes. 1ª edição. São Paulo: Editora Annablume, 2011.
FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade – Vol 1. 6° edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2017.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. _______. Ditos e Escritos III – Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Escola, Homofobia e Heteronormatividade. Revista Coletiva. Campinas. n.18 jan/abr/, 2016. Disponível em: http://coletiva.labjor.unicamp.br/index.php/artigo/escola-homofobia-e-heteronormatividade/. Acesso em: 16 de jun. 2020.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Aqui não temos gays nem lásbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medidas de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas. Bagoas: revista de estudos gays. Natal, V.3,n.4, p.171-189, jan./jun., 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2302/1735 Acesso em: 16 de jun. 2020.
LOURO, Guacira Lopes . Corpo, Gênero e Sexualidade – Um debate contemporâneo na educação. 9ª edição. Petrópolis RJ. Editora Vozes, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação – Uma perspectiva pós- estruturalista. 16ª edição. Petrópolis RJ. Editora Vozes, 2017.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós- críticas em educação. 2ª edição Belo Horizonte MG. Editora Mazza, 2014.
MISKOLCI, Richard. Sexualidade e orientação sexual. MISKOLCI, Richard (Org.). Marcas da Diferença no ensino Escolar. São Carlos: Editora UFScar, 2014. p. 79-89.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, gênero e heterotopias em tempo do Slogan “Ideologia de Gênero. LOPES, Aline Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins, OLIVEIRA, Gustavo Gilson Souza. Os Gêneros da Escola. 1ª edição. Recife: Editora: UFPE, 2018.
PELÚCIO, Larissa. Gênero na escola. MISKOLCI, Richard; JÚNIOR, Jorge Leite. Diferenças na educação, outros aprendizados. São Carlos: EdUFSCAR, 2014. p. 106 - 119.
REPROLATINA. Estudo Qualitativo sobre Homofobia no Ambiente escolar. Projeto Escola Sem Homofobia Componente de Pesquisa, 2011.
SEVILA, Gabriela; SEFFNER, Fernando. A Guinada conservadora na educação: reflexões sobre o novo contexto político e suas reverberações para a abordagem de gênero e sexualidade na escola. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11& Women’s Worlds Congress 13. Florianópolis, 2017.
SILVA, Caio Samuel Franciscati; BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Base Nacional Comum Curricular e diversidade sexual e de gênero: (des)caracterizações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 2, p. 1538-1555, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12051/8347 Acesso em: 16 de jun. 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currícu-lo. 3ª edição. Belo Horizonte MG: Editora Autêntica, 2017.
VENCATO, Anna Paula. Diferenças na escola. MISKOLCI, Richard; JÚNIOR, Jorge Lei-te. Diferenças na educação, outros aprendizados. São Carlos: EdUFSCAR, 2014. p. 19-56.
XAVIER FILHA, Constantina. A menina e o menino que brincavam de ser...: representações de gênero e sexualidade em pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 627-646, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/08.pdf Acesso em: 16 mai. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Fabricio Pupo Antunes, Tiago Duque
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.