Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente, Gênero, Sexualidade, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e percepções das/os professoras/es diante da produção das identidades, via gênero e sexualidade, das/os jovens nas escolas de Mato Grosso do Sul. Do ponto de vista teórico-metodológico, nesta pesquisa qualitativa, foi utilizada a perspectiva pós-crítica, que  apresenta uma abordagem preocupada em discutir as diferenças  e as relações saber-poder no âmbito escolar, sendo realizada a partir de questionamentos, dúvidas e problematizações formuladas  frente à realidade estudada e relatos de docentes recolhidos através do blog Transidentidades. Assim, as informações e dados levantados por meio  das exposições das/os docentes apontaram conquistas e desafios no desenvolvimento de um “espaço acolhedor” para as/os jovens que desafiam as normas de gênero e sexualidade. Pretende-se, assim, contribuir com a discussão sobre a educação, com as ações transformadoras  e que considerem importante o papel das/os professoras/es no acolhimento e na produção das identidades, considerando condições de trabalho e formação suficientes no combate à discriminação e na garantia da liberdade.

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Biografia do Autor

Fabricio Pupo Antunes, Colégio Novaescola

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos. É membro do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças da Universidade de Mato Grosso do Sul. Cursou Ensino Médio no Colégio Novaescola em Campo Grande, MS. Foi bolsista PIBIC Júnior do CNPq na UFMS. As pesquisas realizadas foram premiadas em importantes feiras científicas do país, como FETEC MS, FEBRACE – USP e Mostratec – Fundação Liberato. As pesquisas também ganharam visibilidade internacional sendo apresentadas na Universidade de Aarhus na Dinamarca e nas organizações Copenhague Pride e LGBT Danmark em Copenhague. Foi finalista da REGENERON ISEF realizada na Califórnia - Estados Unidos. E-mail: fabriciopupo1206@hotmail.com

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande) e do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009). É coordenador do Impróprias - Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças (CNPq/UFMS). E-mail: tiago.duque@ufms.br

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

ANTUNES, F. P.; DUQUE, T. . Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul. Scientia Prima, v. 7, p. e44, 4 nov. 2021.

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanidades