Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia

Autores

  • Larissa de Sousa Bettio Instituto Adventista Paranaense
  • Melissa Lucas Mendes Instituto Adventista Paranaense
  • Rebecca Gobetti Gonçalves Instituto Adventista Paranaense
  • Waylla Albuquerque de Jesus Instituto Adventista Paranaense
  • Márcio Fraiberg Machado Instituto Adventista Paranaense

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Aprender significativo, Metodologia ativa, Célula Eucarionte, Recursos didáticos

Resumo

As aulas de Biologia são, geralmente, estruturadas levando em conta aulas expositivas com o apoio do livro didático, algo desaconselhável para um processo eficiente de ensino-aprendizagem. O presente trabalho aborda o uso de maquetes em aulas do 1º ano do Ensino Médio. Busca-se a ressignificação da aprendizagem, usando metodologias ativas, visando o trabalho em grupos de pesquisa e a construção de hábitos de estudo e produção, usando o método científico. O objeto de estudo foi a produção de maquetes em 3D, da estrutura celular eucarionte animal e vegetal com sua complexidade interior, considerado um conteúdo de difícil assimilação. Os alunos foram constituídos em grupos de trabalho e usaram de ludicidade para a construção do processo celular em maquetes e seu uso, como proposta de metodologia ativa, foi bem aceito e ampliou o aprendizado, perceptível nas falas coletadas ao final do projeto.

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Biografia do Autor

Larissa de Sousa Bettio, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

Melissa Lucas Mendes, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR– Brasil.

Rebecca Gobetti Gonçalves, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR– Brasil.

Waylla Albuquerque de Jesus, Instituto Adventista Paranaense

É Biomédica, Mestre em Biociências e Fisiopatologia na Universidade Estadual de Maringá e Professora Laboratorista no Laboratório de Ciências Naturais no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

Márcio Fraiberg Machado, Instituto Adventista Paranaense

É Biólogo, Historiador e Pedagogo. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor de Biologia do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

BETTIO, L. DE S.; MENDES, M. L.; GONÇALVES, R. G.; DE JESUS, W. A. .; MACHADO, M. F. Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 160-171, 27 maio 2020.

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanidades

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