Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia
Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Aprender significativo, Metodologia ativa, Célula Eucarionte, Recursos didáticosResumo
As aulas de Biologia são, geralmente, estruturadas levando em conta aulas expositivas com o apoio do livro didático, algo desaconselhável para um processo eficiente de ensino-aprendizagem. O presente trabalho aborda o uso de maquetes em aulas do 1º ano do Ensino Médio. Busca-se a ressignificação da aprendizagem, usando metodologias ativas, visando o trabalho em grupos de pesquisa e a construção de hábitos de estudo e produção, usando o método científico. O objeto de estudo foi a produção de maquetes em 3D, da estrutura celular eucarionte animal e vegetal com sua complexidade interior, considerado um conteúdo de difícil assimilação. Os alunos foram constituídos em grupos de trabalho e usaram de ludicidade para a construção do processo celular em maquetes e seu uso, como proposta de metodologia ativa, foi bem aceito e ampliou o aprendizado, perceptível nas falas coletadas ao final do projeto.
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