Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia

Autores/as

  • Larissa de Sousa Bettio Instituto Adventista Paranaense
  • Melissa Lucas Mendes Instituto Adventista Paranaense
  • Rebecca Gobetti Gonçalves Instituto Adventista Paranaense
  • Waylla Albuquerque De Jesus Instituto Adventista Paranaense
  • Márcio Fraiberg Machado Instituto Adventista Paranaense

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Aprender significativo, Metodologia ativa, Célula Eucarionte, Recursos didáticos

Resumen

As aulas de Biologia são, geralmente, estruturadas levando em conta aulas expositivas com o apoio do livro didático, algo desaconselhável para um processo eficiente de ensino-aprendizagem. O presente trabalho aborda o uso de maquetes em aulas do 1º ano do Ensino Médio. Busca-se a ressignificação da aprendizagem, usando metodologias ativas, visando o trabalho em grupos de pesquisa e a construção de hábitos de estudo e produção, usando o método científico. O objeto de estudo foi a produção de maquetes em 3D, da estrutura celular eucarionte animal e vegetal com sua complexidade interior, considerado um conteúdo de difícil assimilação. Os alunos foram constituídos em grupos de trabalho e usaram de ludicidade para a construção do processo celular em maquetes e seu uso, como proposta de metodologia ativa, foi bem aceito e ampliou o aprendizado, perceptível nas falas coletadas ao final do projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa de Sousa Bettio, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

Melissa Lucas Mendes, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR– Brasil.

Rebecca Gobetti Gonçalves, Instituto Adventista Paranaense

É estudante do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR– Brasil.

Waylla Albuquerque De Jesus, Instituto Adventista Paranaense

É Biomédica, Mestre em Biociências e Fisiopatologia na Universidade Estadual de Maringá e Professora Laboratorista no Laboratório de Ciências Naturais no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

Márcio Fraiberg Machado, Instituto Adventista Paranaense

É Biólogo, Historiador e Pedagogo. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor de Biologia do Ensino Médio no Instituto Adventista Paranaense, Ivatuba/PR – Brasil.

Citas

ANDRADE, T. Y. I., COSTA, M. B. O Laboratório de Ciências e a Realidade dos Docentes das Escolas Estaduais de São Carlos-SP. Quím. nova escola. São Paulo-SP, BR. Vol. 38, N° 3, p. 208-214, AGOSTO, 2016.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BAUMAN, Z. Vida Líquida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.

CASTRO, F. de. Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita interesse dos alunos pela física. Revista Educação. Ed. 239. 2017. Retirado de: <https://revistaeducacao.com.br/2017/05/08/.> Acesso em 13 dez. 2019.

CAVALCANTE, D., SILVA, A. Modelos didáticos e professores: concepções de ensinoaprendizagem e experimentações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, UFRP, Julho de 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0519-1.pdf> Acesso em: 13 abr. 2019.

DANTAS, A. P. J.; DANTAS, T. A. V.; FARIAS, M. I. R.; SILVA, R. P.; COSTA, N. P. Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In: Congresso Nacional de Educação. 2016.

FRANÇA, J. P. R.; SOVIERZOSKI, H. H.Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em Citologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.

GIORDAN, A.; VECCHI, G. As origens do saber. 2a ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

NASCIMENTO Jr., A.F. SOUZA, D. C. A confecção e apresentação de material didático pedagógico na formação de professores de biologia: O que diz a produção escrito? Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru. Pós-Graduação em Educação para a Ciência. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1218.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2019.

JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genéticaexemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arq Mudi, v. 10, n. 2, p. 35-40, ago. 2006.

LEPIENSKI, L. M.; PINHO, K. E. P. Recursos Didáticos no Ensino de Biologia e Ciêncoias. Disponível em Acesso em: 29 jul 2019.

MARCONDES, A. C. Biologia: Volume único. São Paulo: Atual. 1998.

MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F. & FERRAZ, C. S. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, 2009.

MELO, M. R., NETO, E. G. L. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química. Química Nova Escola, v. 35, n. 2, p. 112-122, maio 2013.

MOREIRA, M.A. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. Editora Moraes. São Paulo. P. 61 - 73. 1995.

NICOLA, J.N; PANIZ, C.N. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n.1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476. Disponível em: <https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/.> Acesso em: 29 jul.2019.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC,2(1), 37-42. 2002.

PELUSO, D., PAGNO, F. O Uso De Maquetes Como Recurso De Aprendizagem. In: Anais do V Seminário Nacional Interdisciplinar. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR, p. 1059-1068, 2015.

PITANO, S. C.; ROQUÉ, B. B. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos, v.19, n.2, p.273-282, 2015. SANTOS, L.S., SANTO, J. P. L. Laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas de penedo: utilizados ou invisibilizados? In: V CONEDU. Olinda - PE, 2019.

SANTOS, O. K. C. BELMINO, J. F. B. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. In: Anais do VIII Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED. Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, Imperatriz - MA, 2013. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/.> Acesso em 29 jul. 2019.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.

Publicado

2020-05-27

Cómo citar

BETTIO, L. DE S.; MENDES, M. L.; GONÇALVES, R. G.; DE JESUS, W. A. .; MACHADO, M. F. Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 160-171, 27 may 2020.

Número

Sección

Ciências Sociais e Humanidades

Artículos más leídos del mismo autor/a