FLARC: uma ferramenta lúdica de auxílio à reabilitação cognitiva de idosos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Palavras-chave:
Jogos Digitais, Reabilitação, Cognição, Construct2Resumo
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) trata-se de uma obstrução (isquêmico) ou rompimento (hemorrágico) dos vasos sanguíneos da região encefálica, que podem causar a morte de neurônios moto-sensitivos, fazendo com que o acometido sofra desde lesões leves e/ou temporárias, até intensas e irreversíveis, como dificuldades intelectuais e cognitivas. Tendo em vista que, no Brasil, o índice de AVE entre idosos é elevado, objetivou-se criar uma ferramenta a favor da acessibilidade e da integração de idosos com déficits cognitivos ocasionados por AVE. A partir disso, o presente estudo desenvolveu dois jogos digitais, o “Bolha no lago” e “Cor da vez”, voltados para os problemas cognitivos mais comuns entre os acometidos. Os jogos foram programados na Game Engine Construct2 (motor de desenvolvimento de jogos digitais) e distribuídos nas plataformas mobile e desktop. Espera-se que esses jogos possam ser utilizados por profissionais da área da saúde adicionalmente à terapia convencional de reabilitação.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Acidente vascular cerebral (AVC): Uma das principais causas de mortes no mundo, doença pode ser prevenida com hábitos saudáveis de vida. Brasília: Governo do Brasil, 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/acidente-vascular-cerebral-avc>. Acesso em: 23 maio 2018.
CATALDI, P. C. P.; SILVA, T. B. P. Parâmetros para a concepção e avaliação de jogos para reabilitação de pacientes vítimas de AVE. 2017. 22 f. TCC (Pós-Graduação) - Curso de Programa de Pós-graduação em Design, Design, Universidade de Brasília, Brasil, Brasília, 2017.
COSTA, F.A.; SILVA, D.L.A.; ROCHA, V.M. Severidade clínica e funcionalidade de pacientes hemiplégicos pós-AVC agudo atendidos nos serviços públicos de fisioterapia de Natal (RN). Ciênc. saúde coletiva. v. 16, n.1; 2011.
GRANIC, I.; LOBEL A.; RUTGER, C.M.E. The Benefits of Playing Video Games. Radboud University Nijmegen. 2014.
MACHADO, L. S.; MORAES, R. M.; NUNES, F. L. S. Serious Games Baseados em Realidade Virtual para Educação Médica: Serious Games Based on Virtual Reality in Medical Education. 2010. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Informática, Departamento de Informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Pb, Brasil, João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n2/15.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2018.
MARINELLI, E. C.; ROGERS, W. A. Identifying Potential Usability Challenges for Xbox 360 Kinect Exergames for Older Adults. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting, v. 58, n. 1, p. 1247–1251, 1 set. 2014.
MARTEL, M. R. F.; MARCHI, A. C. B.; COLUSSI, E. L. Efeitos da intervenção com game na atenção e na independência funcional em idosos após acidente vascular encefálico. Rio Grande do Sul: Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo, 2015. 7 p. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fp/v23n1/2316-9117-fp-23-01-00052.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.
MYERS, D. G. Psicologia. 9ª ed. São Paulo: LTC, 2012.
PAAVILAINEN, J. Mobile Game Prototyping with the Wizard of Oz. Disponível em: <http://gamelab.uta.fi/gamespacetool/FILES/Articles/Paav ilainen_MobileGamePrototypingWizardOz.pdf> Acesso em 10 dez. 2018.
PORTO, F. Acidente vascular cerebral (AVC): Uma das principais causas de mortes no mundo, doença pode ser prevenida com hábitos saudáveis de vida. 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/acidente-vascular-cerebral-avc>. Acesso em: 20 nov. 2018.
ROYAL COLLEGE OF PHYSICIANS. National Clinical Guideline For Stroke. 5. ed. London: 2016. 178 p. Disponível em: <http://2016-National-Clinical-Guideline-for-Stroke-5th-edition_24-11-16.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.
SHIMOHARA, C.; SOBREIRA, E. Criando jogos digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I. v. 21, n. 1, p. 72, 2015.
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/avc > acesso em 02 de abril de 2018.
VAN DE VEN R. M.; MURRE J. M., VELTMAN D. J.; SCHMAND, B.A. Computer-based cognitive training for executive functions after stroke: a systematic review. Front. Hum. Neurosci. 2016;10.
WATTANASOONTORN, V. et al. Serious games for health. Entertainment Computing, v. 4, n. 4, p. 231– 247, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Emanuelli Carine de Freitas Felix, Cybelle Teixeira Marques, Videanny Videnov Alves dos Santos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.