FLARC: uma ferramenta lúdica de auxílio à reabilitação cognitiva de idosos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Palabras clave:
Jogos Digitais, Reabilitação, Cognição, Construct2Resumen
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) trata-se de uma obstrução (isquêmico) ou rompimento (hemorrágico) dos vasos sanguíneos da região encefálica, que podem causar a morte de neurônios moto-sensitivos, fazendo com que o acometido sofra desde lesões leves e/ou temporárias, até intensas e irreversíveis, como dificuldades intelectuais e cognitivas. Tendo em vista que, no Brasil, o índice de AVE entre idosos é elevado, objetivou-se criar uma ferramenta a favor da acessibilidade e da integração de idosos com déficits cognitivos ocasionados por AVE. A partir disso, o presente estudo desenvolveu dois jogos digitais, o “Bolha no lago” e “Cor da vez”, voltados para os problemas cognitivos mais comuns entre os acometidos. Os jogos foram programados na Game Engine Construct2 (motor de desenvolvimento de jogos digitais) e distribuídos nas plataformas mobile e desktop. Espera-se que esses jogos possam ser utilizados por profissionais da área da saúde adicionalmente à terapia convencional de reabilitação.
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Citas
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