Síntese de iniciativas relacionadas à lógica de programação para alunos de Ensino Médio

Autores

  • Natália Bernardo Nunes Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Anelise Lemke Kologeski Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Lógica de programação, Pensamento computacional, Raciocínio lógico

Resumo

Ao longo dos anos, resultados negativos têm sido observados nos índices educacionais brasileiros voltados ao Ensino Médio, e, por isso, surgem alternativas para contornar essa situação. Diversos autores apresentam a inclusão da lógica de programação no ambiente escolar como uma solução de melhoria, tendo em vista que a tecnologia é um assunto cada vez mais presente na sociedade, e que o Brasil está na 7ª colocação entre os maiores produtores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo. A fim de investigar a eficiência dessas iniciativas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em anais de eventos e revistas que abordam as práticas educacionais aliadas à tecnologia. Foram encontrados 189 artigos relacionados às palavras-chave “pensamento computacional”, “raciocínio lógico” e “lógica de programação”, dos quais foram selecionados 38 voltados ao Ensino Médio, com estatísticas e/ou depoimentos dos participantes para análise. Os resultados das iniciativas variam entre 48,7% e 90,9% de aproveitamento e comentários apresentados nos estudos que mostram o grande interesse dos alunos na área da tecnologia e o reconhecimento da importância da mesma em suas formações profissionais, motivando a ampliação da pesquisa e o levantamento de mais dados sobre o impacto causado por essas iniciativas na vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Bernardo Nunes, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

É estudante do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Campus Osório. Iniciou sua pesquisa de maneira voluntária em março de 2019, sendo contemplada com o financiamento do CNPq em agosto de 2019. Atualmente pesquisa métodos de incluir a lógica de programação no Ensino Médio de instituições brasileiras, apresentando seus estudos em feiras, congressos e revistas no Brasil, Espanha e Peru.

Anelise Lemke Kologeski, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Possui Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM, 2016), é Mestre em Microeletrônica (PGMICRO/UFRGS, 2011) e é graduada no curso de Engenharia em Sistemas Digitais (UERGS, 2008). Professora na área de Informática do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Campus Osório. Atualmente pesquisa sobre o uso da Informática na Educação, explorando o pensamento computacional, o raciocínio lógico e programação básica, promovendo oficinas lúdicas com plataformas digitais gratuitas, participando e orientando projetos de extensão e pesquisa financiados pelo fomento interno do IFRS e pelo CNPq.

Referências

AMARAL, E. et. al. ALGO+ Uma ferramenta para o apoio ao ensino de Algoritmos e Programação para alunos iniciantes. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Recife, PE, Brasil, 2017.

BARBOSA, B. et. al. Tri-Logic – Proposta Lúdica Gamificada para o Ensino e Aprendizagem da Lógica de Programação com o Uso da Mineração de Dados como Ferramenta de Auxílio ao Professor. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Recife, PE, Brasil, 2017.

BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Relações entre o pensamento computacional e a Matemática através da construção de jogos digitais. In: Anais do XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames). São Paulo, SP, Brasil, 2013.

BASTOS, N. S.; ADAMATTI, D. F.; CARVALHO, F. A. H. Ensino de Lógica de Programação no Ensino Médio e suas implicações na Neurociências. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil, 2015.

CÂMARA, F. S. S.; SILVA, M. A. P.; SILVA, R. M. B. A Lógica de Programação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da Matemática. In: Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Campina Grande, PB, Brasil, 2016.

CORDENONZI, W. et. al. Uma Experiência Interdisciplinar no Ensino de Algoritmos e Matemática em um Contexto Binacional. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil, 2015.

COSTELLA, L. et. al. Construção de ambiente de ensino de robótica remota: democratizando o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos da educação básica. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Recife, PE, Brasil, 2017.

FABRÍCIO, V. S. et. al. Relato de Experiência do projeto de extensão “Programando Fácil: Conhecendo a Computação”. In: VIANNA, M.; WEIAND, A. (Orgs.). Diálogos com Tecnologias: experiências e reflexões sobre tecnologias, sociedade e educação. p. 55—47. - Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

FERREIRA, A. C. et. al. “Hello World”: relato de experiência de um curso de iniciação à programação. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, MG, Brasil, 2016.

FRANZOIA, F. H. et. al. Programando para criar objetos de aprendizagem digitais de “Ondulatória”. In: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza, CE, Brasil, 2018.

GAFORALO, D. A importância de ensinar o pensamento computacional nas escolas. Plataforma Redes Moderna. Disponível em: <https://redes.moderna.com.br/2019/06/18/pensamento-computacional-nas-escolas/> Acesso em: 10 dez. 2019.

GRANADA, R. P.; BOTELHO, S. S. C.; BARWALDT, R. Arabouço Pedagógico combinado com o glossário técnico de computação em LIBRAS: uma experiência com Lego Mindstorms NXT. Revista Renote, novas tecnologias na educação, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89278/51518>. Acesso em: 27 jul. 2019.

JÚNIOR, B. A. S.; CAVALHEIRO, S. A. C.; FOSS. L. Uma análise de um jogo educacional sob a ótica do Pensamento Computacional. In: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza, CE, Brasil, 2018.

KOLOGESKI, A. L. et. al. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e o Pensamento Computacional: experiências no contexto do projeto Logicando. Revista Renote, novas tecnologias na educação, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/70686/40122>. Acesso em: 10 abr. 2019.

LIMA, A. C.; SOUSA, D. F. Experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Algoritmo na Educação Básica. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil, 2015.

NATAL, M. E. C. et. al. Tri-Logic: Um Ambiente Gamificado como Ferramenta de Auxílio ao ensino de aprendizagem de Lógica de Programação. Revista Renote, novas tecnologias na educação, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89298/51536>. Acesso em: 27 jul. 2019.

OLIVEIRA, E. J. S.; ARAÚJO, A. L. S. O. Pensamento Computacional e Robótica: Um Estudo Sobre Habilidades Desenvolvidas em Oficina de Robótica Educacional. In: Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, MG, Brasil, 2016.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PESSOA, F. I. R. et. al. T-mind: um Aplicativo Gamificado para Estímulo ao Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Recife, PE, Brasil, 2017.

SALES, C. V.; VASCONCELOS, M. A. D. M. Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Revista Educação & Realidade. V. 41, nº 1, p. 69-90. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v41n1/2175-6236-edreal-41-01-00069.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2019.

SASS, C. et. al. Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza, CE, Brasil, 2018.

SOUZA, I. M. L.; SAMPAIO, L. M. R.; ANDRADE, W. L. Explorando o Uso da Robótica na Educação Básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o Pensamento Computacional. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza, CE, Brasil, 2018.

SOUZA, I. M. L.; RODRIGUES, R. S.; ANDRADE, W. L. Explorando Robótica com Pensamento Computacional no Ensino Médio: Um estudo sobre seus efeitos na educação. In: Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, MG, Brasil, 2016.

VASCONCELOS, Marcelo Camargos de. Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas. Orientador: Elizabeth Sueli Specialski. 2002. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002.

ZANCHETT, G. A.; VAHLDICK, A.; RAABE, A. Jogos de Programar como uma Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com a Programação. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil, 2015.

ZANETTI, H. A. P.; OLIVEIRA, C. L. V. Prática de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió, AL, Brasil, 2015.

Publicado

2020-05-27

Como Citar

NUNES, N. B.; KOLOGESKI, A. L. Síntese de iniciativas relacionadas à lógica de programação para alunos de Ensino Médio. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 83-97, 27 maio 2020.

Edição

Seção

Ciências Exatas

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##