Síntese de iniciativas relacionadas à lógica de programação para alunos de Ensino Médio
Palabras clave:
Lógica de programação, Pensamento computacional, Raciocínio lógicoResumen
Ao longo dos anos, resultados negativos têm sido observados nos índices educacionais brasileiros voltados ao Ensino Médio, e, por isso, surgem alternativas para contornar essa situação. Diversos autores apresentam a inclusão da lógica de programação no ambiente escolar como uma solução de melhoria, tendo em vista que a tecnologia é um assunto cada vez mais presente na sociedade, e que o Brasil está na 7ª colocação entre os maiores produtores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo. A fim de investigar a eficiência dessas iniciativas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em anais de eventos e revistas que abordam as práticas educacionais aliadas à tecnologia. Foram encontrados 189 artigos relacionados às palavras-chave “pensamento computacional”, “raciocínio lógico” e “lógica de programação”, dos quais foram selecionados 38 voltados ao Ensino Médio, com estatísticas e/ou depoimentos dos participantes para análise. Os resultados das iniciativas variam entre 48,7% e 90,9% de aproveitamento e comentários apresentados nos estudos que mostram o grande interesse dos alunos na área da tecnologia e o reconhecimento da importância da mesma em suas formações profissionais, motivando a ampliação da pesquisa e o levantamento de mais dados sobre o impacto causado por essas iniciativas na vida dos estudantes.
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Citas
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