Operadores argumentativos em redações modelo ENEM: uma análise baseada em corpus

Autores/as

Palabras clave:

Operadores argumentativos, Redações modelo ENEM, Argumentação, Linguística de corpus, Linguística computacional

Resumen

Os operadores argumentativos são estruturas fundamentais para a elaboração da coesão e da orientação argumentativa em um texto. Espera-se que os estudantes tenham um desempenho satisfatório no uso dessas estruturas, principalmente no gênero dissertativo-argumentativo, como em redações modelo ENEM. Porém, estudos realizados nos últimos anos revelam que os estudantes possuem dificuldades no uso das estruturas argumentativas. O objetivo deste artigo é analisar o uso dos operadores argumentativos por estudantes em redações modelo ENEM. Para tanto, a pesquisa encontrou suporte metodológico na Linguística de Corpus e na Linguística Computacional utilizando ferramentas de mineração de dados linguísticos. Os resultados da pesquisa revelaram que aspectos relacionados ao ensino impactam a escolha e o uso dos operadores argumentativos pelos estudantes. O estudo ora proposto buscou contribuir com as áreas de ensino e aprendizado da Língua Portuguesa, além do uso das ferramentas da Linguística Computacional para o desenvolvimento de pesquisas em Linguística.

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Biografía del autor/a

Dalmo Buzato, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

É estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Atualmente, é pesquisador de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Linguística Teórica e Descritiva, Linguística Funcional-Cognitiva e Processamento da Linguagem. É membro do Grupo de Estudos Gramaticais da Língua em Uso: descrição e comparação nas abordagens funcional e cognitiva - GRAMALU da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). E-mail: cefetdalmo@gmail.com

Elias Victor de Jesus Cardoso Machado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

É estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Atualmente, é pesquisador de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), desenvolvendo pesquisas nas relações entre Linguagem, Publicidade, Comunicação e Tecnologia. É bolsista de Design e Diagramação do projeto de extensão “Jornal Enlace” do CEFET-MG Campus Contagem. E-mail: elias.victor.dr@gmail.com

Priscilla Tulipa da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela mesma instituição. Como pesquisadora, atua com os temas: descrição linguística, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e Linguística de Corpus. Participante do Grupo de Pesquisa Estudos Gramaticais da Língua em Uso: descrição e comparação nas abordagens funcional e cognitiva (GRAMALU), da UFMG. Embaixadora da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). E-mail: priscillatulipa@gmail.com

 

Suelen Érica Costa da Silva , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, área de concentração variação e mudança linguística, pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestrado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduação em Letras, habilitação Português/Português, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).  Desenvolve pesquisas que focalizam principalmente os seguintes temas: aquisição da escrita, enunciação escrita, fonologia do português, variação e mudança linguística, sociolinguística e linguística textual. É professora do quadro efetivo do CEFET-MG e embaixadora da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). E-mail: suelenerica@gmail.com

 

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Publicado

2021-11-04

Cómo citar

BUZATO, D.; MACHADO, E. V. DE J. C. .; COSTA, P. T. DA; SILVA , S. ÉRICA C. DA . Operadores argumentativos em redações modelo ENEM: uma análise baseada em corpus. Scientia Prima, v. 7, p. e97, 4 nov. 2021.

Número

Sección

Ciências Sociais e Humanidades

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