Operadores argumentativos em redações modelo ENEM: uma análise baseada em corpus
Keywords:
Operadores argumentativos, Redações modelo ENEM, Argumentação, Linguística de corpus, Linguística computacionalAbstract
Os operadores argumentativos são estruturas fundamentais para a elaboração da coesão e da orientação argumentativa em um texto. Espera-se que os estudantes tenham um desempenho satisfatório no uso dessas estruturas, principalmente no gênero dissertativo-argumentativo, como em redações modelo ENEM. Porém, estudos realizados nos últimos anos revelam que os estudantes possuem dificuldades no uso das estruturas argumentativas. O objetivo deste artigo é analisar o uso dos operadores argumentativos por estudantes em redações modelo ENEM. Para tanto, a pesquisa encontrou suporte metodológico na Linguística de Corpus e na Linguística Computacional utilizando ferramentas de mineração de dados linguísticos. Os resultados da pesquisa revelaram que aspectos relacionados ao ensino impactam a escolha e o uso dos operadores argumentativos pelos estudantes. O estudo ora proposto buscou contribuir com as áreas de ensino e aprendizado da Língua Portuguesa, além do uso das ferramentas da Linguística Computacional para o desenvolvimento de pesquisas em Linguística.
Downloads
References
ABAURRE, B. Fala e escrita: percursos que se encontram na Fonologia (Entrevista). 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CUgxbdpyzls. Acesso em: 9 dez. 2020.
ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BAAYEN, R. H. Analyzing linguistic data: A practical introduction to statistics using R. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília, 2019.
BUZATO, D.; PERUGINI, D.; MACHADO, E.; TEIXEIRA, I. Operadores argumentativos em aprendizes: panorama do ensino médio. Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2020.
CABRAL, A. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2011.
CANÇADO, M.; AMARAL, L.; AMORIN, E.; VELOSO, A.; MELLO, H. Subjetividade em correções de redações: detecção automática através de léxico de operadores de viés linguístico. Linguamática, v. 12, n. 1, p. 63-79, 29, Jun. 2020.
COSTA, P.; BUZATO, D. LÍNGUA FALADA, LÍNGUA ESCRITA E ANÁLISE DE CORPORA ORAIS: BREVE REVISÃO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 8, n. 1, Dez. 2019. ISSN 2317-0239. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/16126>. Acesso em: 20 fev. 2021.
DUCROT, O. Princípios de Semântica Linguística. São Paulo: Cultrix, 1972.
HUNSTON, S. Corpora in applied linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2002
INEP. MATERIAL DE LEITURA: MÓDULO 06 Competência IV. 2019. Disponível em:https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_4.pdf. Acesso em: 1 dez. 2020.
KOCH, I. Argumentação e Linguagem. 12.a ed. São Paulo: Cortez Editora, 1984.
KOCH, I.; ELIAS, V. Escrever e argumentar. – São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. A interação pela linguagem. 11.a ed. São Paulo: Contexto, 2005.
NASCIMENTO, N.; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. O USO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA OPINIÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, 2017. 89p, il. Monografia (Licenciatura em Letras - habilitação em Língua Portuguesa).
OTHERO, G. Lingüística Computacional: uma breve introdução. Letras de Hoje, v. 41, n. 2, 22 set. 2006.
OLIVEIRA, L. Linguística de Corpus: teoria, interfaces e aplicações. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 16, n. 24, Jun. 2009. ISSN 2446-6905. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/27796. Acesso em: 31 jul. 2020.
OUSHIRO, L. Introdução à Estatística para Linguistas. Zenodo. Disponível em: http://doi.org/10.5281/zenodo.822070. Acesso em: 31 jul. 2020.
PÉCORA, A. Problemas de Redação. 6.a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
PEREIRA, P. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM REDAÇÕES MODELO ENEM: DA OCORRÊNCIA À ARTICULAÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA. Anais: II Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações. Niterói: Letras da UFF, 2019.
ROBINSON, D.; SILGE, J. Text Mining with R: A Tidy Approach. O'Reilly Media, 2017.
SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus. Barueri, São Paulo. Editora Manole, 2004.
SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus: Histórico e Problemática. DELTA, São Paulo, v. 16, n. 2, 2000.
SOAREZ, A. Aspectos Argumentativos em redações pré-vestibulares. UNESP: Araraquara, 2011. 25p, il. Monografia (Bacharelado em Letras).
SOUZA, M. F.; RIBEIRO, L.A. O uso de operadores argumentativos em produções textuais de alunos do ensino técnico integrado. In: Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, 1a ed., 2017. Timóteo. Atas da 1ª LiTE — Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino. Timóteo: CEFETMG, 2017, pp. 98-112. Disponível em: http://www.lite.cefetmg.br/publicacoes/publicacoes-da-1a-lite/. Acesso em: 31 jul. 2020
SVARTVIK, J. Corpora are becoming mainstream. In: THOMAS, J. and SHORT, M. (orgs). Using corpora for language research. London and New York: Longman, 1996. pp. 3-13.
VIEIRA, R.; LIMA, V. Lingüística computacional: princípios e aplicações. In: IX Escola de Informática da SBC-Sul. Luciana Nedel (Ed.) Passo Fundo, Maringá, São José. SBC-Sul, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2021 Dalmo Buzato, Elias Victor Machado, Priscilla Tulipa da Costa, Suelen Érica Costa da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.