Usando a robótica educacional com Scratch e Arduino para melhor compreensão de Ciências Exatas

Autores/as

  • Augusto Herbert Azevedo Silva Instituto Federal do Piauí
  • Gustavo Araújo Brandão Instituto Federal do Piauí
  • Pedro Henrique Gomes De Azevedo Instituto Federal do Piauí
  • Deymes Silva de Aguiar Instituto Federal do Piauí

Palabras clave:

Arduino, Ensino, Scratch, Metodologia

Resumen

A sociedade carece de recursos pedagógicos de ensino para instituições acadêmicas, no parâmetro de abstratizar conteúdos abordados em ciências exatas. Além dessa problemática, o índice de desinteresse se dá por não possuir uma forma de abstrair o conteúdo teórico. Nossa proposta foi introduzir um sistema desenvolvido para o ensino de física, porém, com uma abordagem ampliada, posteriormente, para além da física e da programação, incluindo as operações matemáticas, com o uso de robôs e da plataforma livre Arduino, promovendo um aperfeiçoamento na compreensão de matérias exatas e no desenvolvimento cognitivo lógico. Aplicamos também a plataforma de programação interativa Scratch, linguagem desenvolvida para iniciantes da programação, sendo possível produzir jogos de forma intuitiva e introduzir a programação do Arduino. De forma prática, o Arduino e o Scratch são instrumentos de inclusão digital e social, principalmente quando aplicados em instituições como escolas, por influenciar os alunos que se interessam. Além de serem metodologias baratas, sua capacitação não é onerosa e são de grande facilidade de aprendizagem e de compartilhamento de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Augusto Herbert Azevedo Silva, Instituto Federal do Piauí

Cursou eletrotécnica no Instituto Federal Do Piauí - Campus Parnaíba. Tem experiências com sistemas de automação, desenvolveu projetos de extensão e pesquisa com robótica educacional. Tem experiência em Elétrica, Eletrônica, Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais. Possui premiações de relevância no âmbito nacional pelos trabalhos desenvolvidos com robótica educacional. Atualmente é discente do curso de direito pela Universidade Estatual do Piaui.

Gustavo Araújo Brandão, Instituto Federal do Piauí

É Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI, 2018). No ano de 2017 atuou como bolsista voluntário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica no IFPI na área de Ensino Alternativo de Física. No ano de 2018, foi bolsista voluntário no projeto de extensão «Usando a robótica educacional como ferramenta de ensino». Atuou como bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de pesquisa de Tecnologia no Ensino de Física. Atualmente cursa Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (ABRIC).

Pedro Henrique Gomes De Azevedo, Instituto Federal do Piauí

Atualmente é discente do curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais, no Instituto Federal Do Piauí-Campus Parnaíba. Delegado do conselho municipal de educação de Parnaíba. Tem experiências com sistemas de automação, desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa com robótica educacional no ensino de física. Membro do GOA- Grupo Observacional de Astronomia. Honrado com menção honrosa em física no ano de 2018. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Deymes Silva de Aguiar, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Piauí (2010), Especialização em Ensino de Física, Mestrado em Ensino de Física pela IFCE/ UVA Campus Sobral (2018). Atualmente é Professor Efetivo de Física do Instituto Federal do Piauí Campus Parnaíba onde ministra aulas de Física para o Ensino Médio integrado ao Técnico e para a Licenciatura em Física. Tem experiência na área de Física, atua em projetos voltados para a Robótica Educacional utilizando plataforma Arduino e de experimentos educacionais relacionados ao ensino de Física.

Citas

CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.4, dezembro, 2011.

CREATIVE computing: A design-based introduction to computational thinking. Disponível em: http://tinyurl.com/brennancc. Acesso em: 16 de agosto de 2012.

MARTINAZZO, C.A; TRENTIN, D.S; FERRARI, D; PIAIA, M.M. Arduino: uma tecnologia no Ensino de Física. Perspectiva, v.38, n.143, setembro, 2014.

NOGUEIRA, N. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Ética, 2001.

SANT’ANNA, H. C.; NEVES, V. B. Scratch Day UFES: Oficina itinerante de introdução a programação para professores. In: Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife – PE, 2012.

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. p. 120-153. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo: CAPES/UNIMEP, 2000.

TRENTIN, M. A. S; PÉREZ, C. A. S; TEIXEIRA, A. C. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Informática na Escola (WIE), 19, 2013. Campinas: UNICAMP, 2013, p. 51-59.

Publicado

2020-05-27

Cómo citar

SILVA, A. H. A.; BRANDÃO, G. A.; DE AZEVEDO, P. H. G.; AGUIAR, D. S. DE. Usando a robótica educacional com Scratch e Arduino para melhor compreensão de Ciências Exatas. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 147-159, 27 may 2020.

Número

Sección

Ciências Sociais e Humanidades

Artículos más leídos del mismo autor/a