Usando a robótica educacional com Scratch e Arduino para melhor compreensão de Ciências Exatas
Palabras clave:
Arduino, Ensino, Scratch, MetodologiaResumen
A sociedade carece de recursos pedagógicos de ensino para instituições acadêmicas, no parâmetro de abstratizar conteúdos abordados em ciências exatas. Além dessa problemática, o índice de desinteresse se dá por não possuir uma forma de abstrair o conteúdo teórico. Nossa proposta foi introduzir um sistema desenvolvido para o ensino de física, porém, com uma abordagem ampliada, posteriormente, para além da física e da programação, incluindo as operações matemáticas, com o uso de robôs e da plataforma livre Arduino, promovendo um aperfeiçoamento na compreensão de matérias exatas e no desenvolvimento cognitivo lógico. Aplicamos também a plataforma de programação interativa Scratch, linguagem desenvolvida para iniciantes da programação, sendo possível produzir jogos de forma intuitiva e introduzir a programação do Arduino. De forma prática, o Arduino e o Scratch são instrumentos de inclusão digital e social, principalmente quando aplicados em instituições como escolas, por influenciar os alunos que se interessam. Além de serem metodologias baratas, sua capacitação não é onerosa e são de grande facilidade de aprendizagem e de compartilhamento de conhecimento.
Descargas
Citas
CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.4, dezembro, 2011.
CREATIVE computing: A design-based introduction to computational thinking. Disponível em: http://tinyurl.com/brennancc. Acesso em: 16 de agosto de 2012.
MARTINAZZO, C.A; TRENTIN, D.S; FERRARI, D; PIAIA, M.M. Arduino: uma tecnologia no Ensino de Física. Perspectiva, v.38, n.143, setembro, 2014.
NOGUEIRA, N. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Ética, 2001.
SANT’ANNA, H. C.; NEVES, V. B. Scratch Day UFES: Oficina itinerante de introdução a programação para professores. In: Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife – PE, 2012.
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. p. 120-153. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo: CAPES/UNIMEP, 2000.
TRENTIN, M. A. S; PÉREZ, C. A. S; TEIXEIRA, A. C. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Informática na Escola (WIE), 19, 2013. Campinas: UNICAMP, 2013, p. 51-59.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Derechos de autor 2020 Augusto Herbert Azevedo Silva, Gustavo Araújo Brandão, Pedro Henrique Gomes de Azevedo, Deymes Silva de Aguiar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.