Usando a robótica educacional com Scratch e Arduino para melhor compreensão de Ciências Exatas
Keywords:
Arduino, Ensino, Scratch, MetodologiaAbstract
A sociedade carece de recursos pedagógicos de ensino para instituições acadêmicas, no parâmetro de abstratizar conteúdos abordados em ciências exatas. Além dessa problemática, o índice de desinteresse se dá por não possuir uma forma de abstrair o conteúdo teórico. Nossa proposta foi introduzir um sistema desenvolvido para o ensino de física, porém, com uma abordagem ampliada, posteriormente, para além da física e da programação, incluindo as operações matemáticas, com o uso de robôs e da plataforma livre Arduino, promovendo um aperfeiçoamento na compreensão de matérias exatas e no desenvolvimento cognitivo lógico. Aplicamos também a plataforma de programação interativa Scratch, linguagem desenvolvida para iniciantes da programação, sendo possível produzir jogos de forma intuitiva e introduzir a programação do Arduino. De forma prática, o Arduino e o Scratch são instrumentos de inclusão digital e social, principalmente quando aplicados em instituições como escolas, por influenciar os alunos que se interessam. Além de serem metodologias baratas, sua capacitação não é onerosa e são de grande facilidade de aprendizagem e de compartilhamento de conhecimento.
Downloads
References
CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.4, dezembro, 2011.
CREATIVE computing: A design-based introduction to computational thinking. Disponível em: http://tinyurl.com/brennancc. Acesso em: 16 de agosto de 2012.
MARTINAZZO, C.A; TRENTIN, D.S; FERRARI, D; PIAIA, M.M. Arduino: uma tecnologia no Ensino de Física. Perspectiva, v.38, n.143, setembro, 2014.
NOGUEIRA, N. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Ética, 2001.
SANT’ANNA, H. C.; NEVES, V. B. Scratch Day UFES: Oficina itinerante de introdução a programação para professores. In: Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife – PE, 2012.
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. p. 120-153. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo: CAPES/UNIMEP, 2000.
TRENTIN, M. A. S; PÉREZ, C. A. S; TEIXEIRA, A. C. A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Informática na Escola (WIE), 19, 2013. Campinas: UNICAMP, 2013, p. 51-59.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2020 Augusto Herbert Azevedo Silva, Gustavo Araújo Brandão, Pedro Henrique Gomes de Azevedo, Deymes Silva de Aguiar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.