Novo ano, novos rumos
Com o fim de 2021, ano marcado por inúmeros desafios para todos e todas nós, chega ao fim um ciclo de gestão da Revista Scientia Prima. Desde 2019, tenho me dedicado, da forma que me é possível, a dirigir a equipe que faz esta publicação acontecer. Agora, em 2022, transfiro essa oportunidade a um novo editor-chefe.
Nesse momento, cabe agradecer àqueles e àquelas que tornaram possível que a missão que me foi confiada há três anos fosse cumprida com tanto êxito. Em primeiro lugar, agradeço aos colegas que compartilharam a diretoria da Associação nos últimos anos, principalmente ao presidente e aos ex-presidentes da ABRIC, que além de me convidarem a ocupar a direção da Revista, incentivaram e confiaram na minha capacidade de reorganizar e relançar Scientia Prima.
Em segundo lugar, agradeço aos colegas que trabalharam ao meu lado nesse período. Foram dezenas de editores, revisores, diagramadores e secretários. Muito obrigado também aos docentes que estiveram apoiando, na condição de conselheiros editoriais, nossas ideias e orientando nossos passos com clareza e responsabilidade.
Nessa gestão, tivemos a honra de reunir uma equipe de capacitados, interessados e dedicados voluntários, que possibilitaram a reestruturação da política editorial e o relançamento desta Revista. Atuar em sua produção, diariamente, é uma oportunidade, para cada um e cada uma de nós, de dedicar nossos esforços em prol do que acreditamos. Nós, que construimos a Scientia Prima, sabemos da importância da formação científica e tecnológica como ferramenta transformadora.
Agradeço, por fim, aos incontáveis estudantes e docentes que submetem seus trabalhos nesta Revista, demonstrando assim sua confiança em nosso trabalho.
Tenho certeza que o novo editor-chefe, Junior Cardozo, reune as competências e experiências necessárias para, junto à nossa equipe, liderar essa nova fase da Scientia Prima.
Para 2022, desejo que a nossa comunidade siga unida, disponível e engajada para lutar, através dos nossos projetos, artigos, estudos, falas e ações, para construir um ambiente em que a Ciência, a Tecnologia e a Educação sejam valorizadas. Feliz ano novo!
Leonardo Pereira dos Santos
Foi editor-chefe da Revista Scientia Prima e membro da diretoria da ABRIC entre 2019 e 2022. É graduando em Letras na Universidade de São Paulo e técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
E-mail: leonardo@abric.ong.br
Conheça o novo editor-chefe da Revista Scientia Prima
Ezequias Cardozo da Cunha Junior é mestrando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, onde se graduou em Ciências Biológicas. Orienta o desenvolvimento de pesquisas científicas no Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (Gepit/Eseba/UFU). Ingressou na equipe da Revista em março de 2020, como editor-assistente de Ciências Sociais e Humanidades. E-mail: junior.cardozo@abric.ong.br