A relação dos ciganos com o mundo do trabalho: limitações na empregabilidade formal em Jacobina - Bahia
Keywords:
Cultura(s) cigana(s), Mundo do trabalho, Emprego formal e informalAbstract
Este artigo é um desdobramento da nossa pesquisa, a qual buscou compreender como acontece a inserção dos povos ciganos de Jacaobina - BA no mundo do trabalho. Para tanto, pautamo-nos na abordagem quali-quantitativa, desenvolvendo uma pesquisa exploratória. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semiestruturadas, os questionários fechados e o diário de campo. Por fim, adotamos a Análise de Conteúdo como procedimento de análise. Os resultados mostram que os gerentes e representantes das instituições comerciais se isentam da responsabilidade com relação à inexistência de ciganos no mundo do trabalho, pois camuflam o que a própria comunidade cigana evidenciou a partir dos dados apresentados pelas entrevistas, ou seja, que o preconceito e a desconfiança são grandes dificuldades para que eles consigam um lugar no mundo do trabalho formal, sem desconsiderar que o baixo índice da conclusão do Ensino Médio tem certo impacto nesse processo, mas não é o fator principal.
Downloads
References
BORGES, Isabel Cristina Medeiros Mattos. “É proibido negociar com ciganos e suspeitos...” – O trabalho na Manchester Mineira. In: Anais do I Colóquio do LAHES. Juiz de Fora, UFJF, JUN, 2005.
CASA-NOVA, Maria José. Etnicidade e educação familiar: o caso dos ciganos. Revista Teoria e Prática da Educação, v.8, n.2, p.207-214, maio/ago. 2005.
SUSO ARAICO, A.; GONZÁLEZ DE CHÁVEZ, I. Estudio anual sobre la discriminación por el origen racial o étnico: la percepción de las potenciales víctimas 2011. RED2RED, Madrid: Publicaciones del Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad, 2012.
HISTÓRIA do Povo Cigano. In: Wikipedia. Disponível em <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano> Acesso em 31 mar. 2018.
MOONEN, Frans. Ciganos Calon no sertão da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1994.
PARE, escute e olhe. A integração de ciganos no mercado de trabalho. Disponível em <https://adcmoura.pt/pareescuteolhe/?p=441> Acesso em 14 jul. 2018.
PARE, escute e olhe. Os Rom, os Sinti e os Calon – conhecidos como ciganos. Disponível em <https://adcmoura.pt/pareescuteolhe/?p=250>. Acesso em 14 jul. 2018.
PASTORE, José. Informalidade, estragos e soluções. In: Congresso do Coppead. Rio de Janeiro, 2004.
PEREIRA, Isabel. Ninguém dá trabalho aos ciganos!. Estudo qualitativo sobre a (des) integração dos ciganos no mercado formal de emprego. Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais. Lisboa: Universidade Aberta, 2016.
Projeto que cria Estatuto do Cigano é aprovado na CAS. Disponível em Acesso em 05 jul.2018.
SANTOS, Laudicéia da Cruz. Etnicidade e educação: formação docente sobre os povos Ciganos na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. PPED/MPED- DCH IV/UNEB. Jacobina, Bahia: 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2020 Edson Bessa Meireles Neto, Airton Jordão Sampaio dos Santos, Ademilton da Silva Rocha, Laudicéia da Cruz Santos, Sabrina de Souza Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.