Avaliação da trajetória profissional dos egressos do curso técnico em Edificações de uma instituição de ensino federal
Palavras-chave:
Curso técnico, Educação profissional, Educação, Mundo do trabalhoResumo
A pesquisa teve como objetivo acompanhar a trajetória profissional dos egressos de um curso técnico em edificações, de uma instituição de ensino que está localizada no Vale do Ribeira, buscando abordar questões referentes à situação profissional atual, tendo como referência o contexto socioeconômico da região. Como metodologia quantitativa, utilizou-se um survey, aplicado no ano de 2020, por meio de questões estruturadas. Um total de 202 egressos responderam ao questionário. Os resultados destacaram a importância social da instituição de ensino tanto no sentido de capacitar profissionais para atuarem em sua área de formação, quanto ao fato desses profissionais estarem inseridos no mercado de trabalho. Concluiu-se que é de grande valia o investimento do governo federal na política de educação profissional, tendo em vista o retorno por meio da inserção profissional e na continuidade dos estudos em nível superior dos egressos.
Downloads
Referências
AGRANONIK, M; HIRAKATA, V. N. Cálculo de tamanho de amostra: proporções. Clinical & Biomedical Research, v. 31, n. 3, 2011. Disponível em:< https://www.seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/23574/15837>. Acesso em: 15 abr. 2021.
ALMEIDA, A. N.; CANCIAN, R.A. S. Inserção do egresso do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho do Brasil. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 23, n. 3, 2020. Disponível em:< https://periodicos.unifacef.com.br/index.php/facefpesquisa/article/view/1800>. Acesso em: 15 abr. 2021.
BARBOSA, A. C. S. et al. Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3205, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692019000100386&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 abr. 2021.
BARROS, R. P. D.; MENDONÇA, R. S. P. D. Investimentos em educação e desenvolvimento econômico. 1997. Disponível em:< http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2308/1/td_0525.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
BATISTA, R. A. W. et al. Estimativa do fator de Erosividade do solo na região do Vale do Ribeira Paulista, Brasil. Formação (Online), v. 28, n. 53, p. 441-460, 2021. Disponível em:< https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/8015/6030>. Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. Portaria Interministerial Nº 7, de 28 de dezembro de 2018. 2018a. Disponível em: < https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/12/2018&jornal=515&pagina=55>. Acesso em: Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. Resolução nº 1, de 6 de dezembro de 2018. 2018b. Disponível em:< http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/12235-resolucao-n01,-de-6-de-dezembro-de-2018>. Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer n. 436, 2001. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL (CBIC). Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos - 2018”. 2019. ABRAMAT e FGV Projetos. Disponível em:< http://www.abramat.org.br/datafiles/publicacoes/indicadores-para-divulgacao.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL (CBIC). Banco de Dados. 2021a. Disponível em: < http://www.cbicdados.com.br/menu/custo-da-construcao/>. Acesso em: 15 abr. 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL (CBIC). Banco de Dados. 2021b. Disponível em: < http://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-e-construcao-civil>. Acesso em: 15 abr. 2021.
CAMPOS, R. K. D. N., SANTANA, G. D. C. Fatores e motivos da evasão escolar no curso técnico subsequente de manutenção e suporte em informática do IFS-Campus Itabaiana. 2013. Disponível em:< https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/608/1/Fatores%20e%20motivos%20da%20evasao%20escolar%20no%20curso%20tecnico.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
CARVALHO, A. C. M., NEVES, J. T. R. Análise de necessidades de informação em empresas de alta tecnologia. In: Simpósio de gestão da inovação tecnológica, p. 54-70. São Paulo. 2000.
CASTRO, D. et al. Atlas da exclusão social no Brasil: dez anos depois. São Paulo: Cortez Editora, 2015. ISBN 978-85-249-2205-3. Disponível em:< http://www.sc.gov.br/images/banners_conheca_sc/documentos/Atlas%20-%20Cortez%20Editora%20-%20Desigualdade%20no%20Brasil.pdf>. Acesso em 15 abr. 2021.
CFT. CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS. Resolução Nº58 de 2019. Disponível em:< https://www.cft.org.br/wp-content/uploads/2019/04/RESOLUCAO-N-058-2019.pdf> 2019. Acesso em: 14 mar. 2021.
DA SILVA FILHO, L. A; DE QUEIROZ, S. N.; DA SILVA, F. J.F. Mercado de trabalho na construção civil brasileira: uma abordagem comparativa entre homens e mulheres. VI Congresso ALAP. 2014. Disponível em:< https://www.researchgate.net/profile/Luis-Filho-2/publication/328295297_Mercado_de_trabalho_na_construcao_civil_brasileira_uma_abordagem_comparativa_entre_homens_e_mulheres/links/5bc52c08458515f7d9bf18c6/Mercado-de-trabalho-na-construcao-civil-brasileira-uma-abordagem-comparativa-entre-homens-e-mulheres.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2021.
DAZZANI, M. V. M., LORDELO, J. A. C. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em:< http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16837>. Acesso em: 15 abr. 2021.
DELUIZ, N. Metodologias e resultados do acompanhamento de egressos da educação profissional. Seminário Nacional de Educação Profissional, Brasília, 2003. p.173-180. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002266.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
DOTA, F. P., ALVES, D. M. Educação especial no Brasil: uma análise histórica. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 8., 2007. Disponível em:< https://josiprofessora.webnode.com/_files/200000029-b1597b253c/edic08-anov-revisao03.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
ESPARTEL, L. B. O uso da opinião dos egressos como ferramenta avaliação de cursos: o caso de uma instituição ensino superior catarinense. Revista Alcance, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 102-114, 2009. Disponível em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/ra/article/view/1050/859>. Acesso em: 15 abr. 2021.
FRANÇA, A. D. Vale do Ribeira (SP): proposições econômicas, sociais, políticas e ambientais para o crescimento e desenvolvimento sustentável dos municípios da Região Administrativa de Registro. Mestrado em Economia Política, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9147/1/Dissertacao%20Adelmo%20Magalhaes%20de%20Franca.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração. Universidade de São Paulo, v.35, n. 3, p. 105-112, 2000. Disponível em:< http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1138_1861_freitashenriquerausp.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em:< https://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em 15 abr. 2021.
ICHIHARA, S. M.; GUILHOTO, J. J. M. The impact of economic growth on the high-ways in São Paulo: an application of input-output model combined with GIS. Electron. J. p. 1-35, 2008. DOI. 10.2139/ssrn.1862188.
JEAN-JACQUES, P. Acompanhamento de egressos do ensino superior: Experiência brasileira e internacional. Higher education graduates monitoring: Brazilian and inter-national experiences. Suivi des diplomes de l’enseignement superieur: Expériences brésilienne et internationale. Caderno CRH, v. 28, n. 74, p. 309, 2015. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/283013671_ACOMPANHAMENTO_DE_EGRESSOS_DO_ENSINO_SUPERIOR_experiencia_brasileira_e_internacional_1>. Acesso em: 19 jul. 2021.
KUASNE, A. M. et al. Análise da trajetória profissional dos egressos do curso técnico em têxtil do IFSC-Campus Araranguá. 5º CONTEXMOD, v. 1, n. 5, p. 22-33, 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Giacomini-2/publication/317203709_Analise_da_trajetoria_profissional_dos_egressos_do_curso_tecnico_em_textil_do_IFSC_ _Campus_Ararangua/links/592c27cfaca27295a80fac46/Analise-da-trajetoria-profissional-dos-egressos-do-curso-tecnico-em-textil-do-IFSC-Campus-Ararangua.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2021.
LOUSADA, A. C. Z., MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão do curso de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Financeira USP, n. 37, p. 7384, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772005000100006>. Acesso em 15 abr. 2021.
MACHADO, A. de S. Acompanhamento de egressos: caso CEFET-PR – Unidade de Curitiba. Florianópolis: UFSC (dissertação), 2001. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81600>. Acesso em 15 abr. 2021.
MACIEL, A. L.; ALVES, D.; SANT'ANNA, S. Análise dos processos de desmatamento e regeneração nas Unidades de Conservação pertencentes no Vale do Ribeira - SP. Revista Brasileira de Cartografia, n. 73(1), p. 261-277, 2021. Disponível em:< http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55435/31009>. Acesso em 15 abr. 2021.
MONDINI, V. E. D.; FRONTELI, M. H.; MARTINEZ, C. H. Avaliação dos egressos do curso técnico de administração do IFSC: formação profissional, empregabilidade e continuidade dos estudos. Revista NUPEM, v. 12, n. 25, p. 105-123, 2020. Disponível em:< http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/642/412>. Acesso em: 19 jul. 2021.
MONTIBELLER, C. Curso técnico: reflexos na trajetória ocupacional de estudantes com idade igual ou superior a 40 anos. 2012. Disponível em:< https://siaiap39.univali.br/repositorio/bitstream/repositorio/1875/1/Claudia%20Montibeller.pdf.Acesso em: 19 jul. 2021.
NAREZI, G. A agroecologia como estratégia de gestão de Unidades de Conservação de uso sustentável no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil. Redes - Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 69-91, 2018. DOI. 10.17058/redes.v23i1.9324. Disponível em:< https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/9324/pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
NASCIMENTO, F. P. Classificação da Pesquisa. Natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. 2016. Disponível em:<http://franciscopaulo.com.br/arquivos/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20da%20Pesquisa.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2021.
ORTEGA, R. J. C; PASSOS, C. G Egressos de um curso técnico em química: o ingresso no curso e o mercado de trabalho. Anais. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Canoas, RS: Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), 2018. Disponível em:< https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/205747/001105305.pdf?sequence=1> Acesso em: 15 abr. 2021.
RODRIGUES, M. B. C. et al. O egresso da escola técnica de saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 7, núm. 2, p. 305-328, 2009. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/tes/v7n2/07.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
ROMÃO, D. A. Vale do Ribeira: um ensaio para o desenvolvimento das comunidades rurais. 2006. Vol. 11. Bib. Orton IICA/CATIE. Disponível em:< http://repiica.iica.int/docs/B0593p/B0593p.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
SANTOS, J. V. T. A construção da viagem inversa. Ensaios sobre a investigação nas ciências sociais. Caderno de Sociologia, v. 3, n. 3, p. 55-88, 1991.
SEADE. FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS. Pesquisa de Atividade Econômica Paulista. 2021. Disponível em < https://perfil.seade.gov.br/ >. Acesso em: 14 mar. 2021.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SILVA, D. R. et al. A atuação do egresso do curso técnico em administração no mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 6394, 2020. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/340425524_A_ATUACAO_DO_EGRESSO_DO_CURSO_TECNICO_EM_ADMINISTRACAO_NO_MERCADO_DE_TRABALHO>. Acesso em: 15 abr. 2021.
SINCETI. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS CONSELHOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS. Disponível em:<https://corporativo.sinceti.net.br/app/view/sight/externo?form=PesquisarProfissionalEmpresa>. 2020. Acesso em: 14 mar. 2021.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES TERRITORIAIS (SIT). Vale do Ribeira. Disponível em: < http://sit.mda.gov.br/download/caderno/caderno_territorial_100_Vale%20do%20Ribeira%20-%20SP.pdf >. Acesso em: 15 abr. 2021.
STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 1981.
UNDP, U. N. Human Development Report 2010. The Real Wealth of Nations: Pathways to Human Development. United Nations Development Programme, 2010. Disponível em: < http://www.hdr.undp.org/sites/default/files/reports/270/hdr_2010_en_complete_reprint.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Jaqueline Lourenço Campos, Larissa Tiemi Daikubara, Rodrigo Costa Batista, Ellen Felizardo Batista
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.