Nos últimos tempos, devido à pandemia do novo Coronavírus, cada vez mais a sociedade voltou sua atenção e expectativas à ciência. Temos acompanhado e aprendido diariamente com as tentativas, esforços e avanços da comunidade e da produção científica. Os acontecimentos recentes reforçam a importância da ciência para a liberdade e para a vida. A pandemia do Covid-19 também jogou luz às limitações da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo. Muitas delas – não todas, vale ressaltar – estão intrinsicamente ligadas aos esforços governamentais para o impulsionamento da ciência por meio da garantia de condições básicas de infraestrutura, credibilidade e respeito ao método científico e a cientistas.

Como bem ressaltou Sérgio Danilo Pena, cientista e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em artigo publicado na Folha de São Paulo em julho deste ano, “mais que carreira ou profissão, a ciência é uma maneira de se posicionar perante as outras pessoas e a realidade que nos cerca. Dessa forma, o método científico não é um conjunto de técnicas inacessíveis ao cidadão comum, é simplesmente constituído pela prática do pensamento crítico. A democracia permite às pessoas fazer escolhas conscientes. Quanto maior for a parcela da população que exercitar o pensamento crítico, melhores serão as decisões tomadas. É isso que podemos chamar de democracia científica. Em um regime ideal de democracia científica, em que vigore a total liberdade de escolha, a antidemocracia, em qualquer forma que se apresente, poderá ser desbaratada. Também, conceitos errôneos e nefastos como a negação da ciência, o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia e a intolerância à diversidade não terão lugar.”

É inegável que a ciência e a tecnologia são essenciais não só para o progresso, mas para a manutenção da qualidade de vida. A democracia e a ciência estão diretamente conectadas. Neste domingo (15), o povo brasileiro tem a oportunidade de escolher, através do voto, o futuro de cada uma das cidades e, por consequência, do Brasil. Para a construção do progresso, da liberdade e da dignidade das pessoas, é importante eleger prefeitas, prefeitos, vereadores e vereadoras que valorizem, respeitem e trabalhem pela ciência. A Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) faz um apelo aos eleitores e eleitoras de todo o Brasil: vote pela ciência.